3 dicas para começar bem o seu dia

A forma como começa o seu dia influencia directamente o modo como ele irá decorrer. Criar hábitos prazerosos e positivos nos primeiros momentos do dia ajudá-lo-ão a encarar melhor todos os desafios que o espera.

Para começar de forma simples, deixo-lhe 3 sugestões para integrar na sua rotina.  

Organize-se na noite anterior

O planeamento é o melhor caminho para evitar atrasos e stress de manhã. Prepare o que for possível na noite anterior, exemplo: mochila do ginásio, lancheira com snacks e escolha mentalmente duas opções de roupa para vestir. Esta organização irá permitir-lhe ganhar tempo e não se preocupar tanto no início da manhã com pequenas tarefas.

Acorde com tempo

O ideal seria acordar de forma espontânea, contudo, este hábito é por vezes difícil de se implementar, sendo necessário rotina e um sono reparador. Grande parte das pessoas acorda com o despertador, por isso, escolha uma música calma e de que goste e não se levante de imediato. É preferível colocar o despertador 2/3 minutos antes da hora habitual para que possa aproveitar esse tempo para se espreguiçar, alongar o corpo e respirar fundo. Levante-se e abra as janelas para a luz natural entrar.

Desenvolva um ritual matinal

Os rituais matinais servem para introduzir no seu dia pequenas acções que promovem bem-estar físico e emocional, energizando-o para o dia que tem pela frente. O ritual é individual e cada pessoa deve adoptar os comportamentos com os quais mais se identifica. Ficam algumas sugestões:

Medite: a meditação matinal ajuda a reduzir o stresse, a melhorar a atenção e concentração, cultiva a tranquilidade e aumenta a produtividade. Escolha o seu momento ideal, antes ou depois de se levantar. Utilize uma APP ou um vídeo no youtube, relaxe o corpo e silencie a mente. Termine com uma gratidão ou mantra ‘Sinto-me grata por acordar e ter uma nova oportunidade para viver. ’ A repetição de palavras otimistas ajuda a materializar situações positivas.

Inspire-se: as pessoas com quem vive, a forma como comunica, a informação a que tem acesso nas primeiras horas da manhã são influenciadoras do seu estado de espirito. Deste modo, introduza momentos de inspiração matinal: veja um podcast de desenvolvimento pessoal, ouça musica que o energize, envie uma frase motivacional a uma pessoa de quem goste, olhe-se ao espelho e diga algo de que se orgulhe. 

Tome sempre o pequeno-almoço: de preferência tome o seu pequeno-almoço em casa, onde pode escolher os nutrientes que ingere. Os alimentos são essenciais na qualidade da energia que geramos. Por vezes, pode optar por tomar o pequeno-almoço fora para quebrar a rotina.

Até breve,
Marisela Agra
Psicóloga Clínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *