4 Jogos de Desenvolvimento Emocional

As atividades lúdicas são ferramentas úteis e divertidas para o desenvolvimento das crianças. É através do ‘brincar’ que as aprendizagens ganham significado e quanto melhor for a brincadeira maior será a probabilidade da criança assimilar conhecimentos e falar sobre o que pensa e sente. Após termos falado de 4 Leituras que ajudam as crianças a lidarem com as suas emoções, a proposta de hoje é utilizar o jogo como ferramenta para ajudar a criança e o adolescente a compreender e expressar melhor as suas emoções.

Aqui ficam 4 sugestões:

Aprende as Caras e Emoções

Idade: + 2 anos
Descrição:
Um jogo de cartões ilustrados com expressões faciais que indicam uma emoção básica. Este jogo ajudará a criança a compreender melhor as suas emoções e as emoções no outro através das reacções e expressões faciais e corporais. Esta compreensão sobre as emoções ajuda acima de tudo a criança a desenvolver empatia, melhorar a comunicação emocional e a resolver os seus problemas. Para além dos cartões este jogo contém 2 histórias simples que incentivam as crianças a associarem o acontecimento à expressão emocional.   

O Monstro das Cores

Idade: +4 anos
Descrição:
Este jogo de tabuleiro vem no seguimento do livro ‘O Monstro das Cores’ da Anna Llenas, e tem como tema central a relação entre o Monstro que está confuso com os seus sentimentos e a sua amiga que o irá ajudar a compreender o que sente ‘arrumando as emoções no frasco certo’ para que a confusão termine. Um jogo que convida os mais novos a nomearem as suas emoções consoante os vários acontecimentos do dia-a-dia.  

Caminho dos Segredos

Idade: 7-13 anos
Descrição:
Jogo de tabuleiro que pretende desenvolver as competências emocionais e socias das crianças e adolescentes. Um jogo divertido em que podem participar até 4 elementos. O objectivo é proporcionar um momento de partilha sobre as várias formas de pensar e sentir os problemas do quotidiano.

Kit Missão Emoção

Idade: 5-13 anos
Descrição:
Um jogo constituído por um livro e várias actividades de exploração das sensações físicas e posturas corporais das 6 emoções básicas. Este Kit produzido pelos ‘Mochinhos da Sabedoria’ ajudam na identificação e percepção emocional para que as crianças compreendam a função neurofisiológica e comportamental de cada emoção.

Até breve,
Marisela Agra
Psicóloga Clínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *