Dia Internacional da Saúde Mental

A OMS – Organização Mundial da Saúde define a Saúde Psicológica como um estado de bem-estar que permite às pessoas desenvolver todo o seu potencial, resolver os seus problemas diários e contribuir ativamente para a comunidade onde se insere.

Sabemos que as Perturbações Mentais podem afetar qualquer pessoa, independentemente do género, idade, etnia, religião, escolaridade ou estatuto socioeconómico. E sempre que uma pessoa sofre de problemas mentais também uma família e uma comunidade é influenciada.

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Saúde Mental e quero alertar-te para a importância da Saúde Psicológica, ou seja, o modo como pensas, sentes e te comportas perante as situações que te acontecem. A melhor forma de prevenir problemas ou perturbações mentais é atuar diariamente na promoção de bons hábitos de vida física, emocional e mental.

Não te esqueças que ter um problema de Saúde Psicológica não faz de ti uma pessoa fraca, inferior ou incapaz. Reconhecer os sinais e procurar ajuda é fundamental para um tratamento eficaz.

Até breve,
Marisela Agra
Psicóloga Clínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *